Cursos Sequenciais

 

PERGUNTAS e RESPOSTAS

 

            1- O que é o Curso Sequencial? 

Os Cursos Sequenciais constituem uma modalidade do Ensino Superior, na qual o aluno, após ter concluído o Ensino Médio, pode ampliar seus conhecimentos ou sua qualificação profissional. Destinam-se à obtenção ou atualização de qualificações técnicas, profissionais ou acadêmicas.

Os Cursos Sequenciais de Complementação de Estudos conferem Certificados que atestam conhecimento acadêmico em determinado campo do saber. Um curso dessa natureza tem geralmente um viés profissionalizante e deve ser oferecido como uma oportunidade diferenciada para a formação superior do indivíduo que desejar inserir-se mais rapidamente no mercado de trabalho.

As atribuições profissionais dos egressos de Cursos Sequenciais de áreas cujas profissões são regulamentadas serão definidas pelos respectivos órgãos reguladores do exercício da profissão.

A instituição, consciente da necessidade de interagir com a sociedade através de disseminação do conhecimento, preocupada em acompanhar as constantes mudanças do mercado de trabalho e, conhecedora das novas oportunidades que tem surgido para portadores de nível superior de escolaridade, passou a oferecer os cursos sequenciais, que tem como principal objetivo a preparação de jovens para atuarem neste novo mercado de trabalho.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96) - LDB, criou mais uma modalidade de ensino superior denominada Cursos Superiores Sequenciais, que é regulamentada pela Resolução CES 01/99 (Câmara de Ensino Superior) que estabelece o Curso Superior de Complementação de Estudos, que oferecem certificado.

 

2 - Qual a diferença entre Curso Sequencial e Bacharelado?

R. Existem duas diferenças básicas. A primeira está ligada ao tempo. Os Sequenciais duram no máximo dois anos e os Bacharelados (Graduação Tradicional), em média, quatro anos.

A outra é o foco do curso. Por serem mais curtos, os cursos Sequenciais dão uma formação mais específica, formando profissionais especialistas em determinadas áreas do conhecimento, por exemplo, Recursos Humanos.


Os Bacharelados são mais abrangentes, mais generalistas, com o enfoque profissional e científico. Convém ressaltar ainda, que Cursos de Bacharelados são considerados de Graduação enquanto os Cursos Sequenciais se constituem, exclusivamente, como Cursos Superiores.

 

3 - De onde surgiu a idéia dos Cursos Superiores de Formação Específica?

R: Esses cursos foram concebidos em 1996, pelo então senador Darcy Ribeiro, que remeteu o documento à sede da UNESCO em Paris, apresentando seu projeto de Universidade Aberta do Brasil.


Em 1998, o projeto passou por várias alterações e foi promulgado pelo MEC como Curso Sequencial de Formação Específica, com o objetivo de possibilitar às pessoas que concluíram o nível médio uma rápida inserção no mercado, buscando um modelo de formação profissional, capaz de interagir no mercado de trabalho, proporcionando uma perfeita integração entre o mundo acadêmico e o setor produtivo.

 

4 - Qual a Legislação que disciplina os Cursos Sequenciais? 

R: São regulamentados pelo MEC consoante o Art.44 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) (Lei 9394/96) e pelas seguintes normatizações específicas:


Parecer CES nº 968, de 17/12/1998 / Resolução CES nº 01, de 27/01/1999 / Portaria Ministerial nº 4.363, de 29/12/2004.

 

5 - Após o término do Curso, pode-se fazer Pós - Graduação?

R: Não. Os cursos seqüenciais de complementação de estudos não dão direito ao avanço na carreira acadêmica por não expedirem diplomas e sim certificados. Apenas os cursos seqüenciais de formação específica é que possibilitam o ingresso na pós-graduação.

 

6 - Que continuidade de Estudos pode ser dada após o término desses Cursos? 

R: Pode-se prosseguir na graduação tradicional (Bacharelado ou Tecnológicos), podendo ser dispensado de disciplinas cursadas (aproveitamento de disciplinas, conforme o regulamento institucional - carga horária e conteúdo de cada Instituição). 

 

7 - Esses Cursos habilitam a fazer concursos públicos? 

R: Sim, desde que a exigência do edital seja para candidatos portadores de diploma de nível superior.

 

8 - Os Cursos Sequenciais sao Reconhecidos pelo MEC? E pelo mercado de trabalho?

R; Os Cursos Sequenciais foram autorizados e reconhecidos pelo MEC (vide pergunta 4). Com relação ao reconhecimento pelo mercado, existem Cursos Sequenciais há bastante tempo e de grande aceitação no mercado. 

 

9 - O curso é presencial ou EAD? 

R: Os cursos são presenciais e qualquer aluno, para ser aprovado, necessita ter pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) de presença em cada uma das disciplinas ofertadas.

 

10 - Como funciona o Processo Seletivo? Quem pode participar? 

R: O ingresso de alunos é feito através de processo seletivo normal. Poderá participar do processo seletivo qualquer aluno que tenha concluído o Ensino Médio (2o Grau).