Cursos oferecidos 2014/1

Observação importante:

Todos os Cursos Sequenciais tem a duração de doze meses com uma carga horária mínima de 780 horas, e com a modalidade presencial.

 

1 - Gestão em Agronegócios

Objetivo


O Curso Superior Sequencial em Gestão em Agronegócios proporciona conceitos e ferramentas administrativas e de gestão para o setor agroindustrial, tanto para o sistema de produção agrícola básica como para a indústria e comércio local e exterior, capacita pessoas que atuam ou desejem atuar na área agroindustrial e comercial para que possam administrar com eficiência e eficácia unidades agroindustriais comerciais em toda a cadeia produtiva; - Capacitar os alunos a identificar oportunidades e ameaças do ambiente geral e específico do setor agroindustrial e a analisar forças e fraquezas internas da empresa agroindustrial, para torná-la competitiva no mercado.

 

Mercado de Trabalho

Atua com análise e prospecção de mercado agrícola, gestão da produção, comercialização, industrialização e logística. Trabalham também em projetos que visam o desenvolvimento do mercado agropecuário, em instituições financeiras, indústrias de máquinas, equipamentos agrícolas e em órgãos governamentais ligados à produção, indústria, comércio, desenvolvimento, legislação e fiscalização. Além disso, auxilia o processo de qualificação e capacitação de recursos humanos para o agronegócio; consultorias, treinamento e capacitação. 

                         ________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - Gestão em Marketing e Guia de Turismo

Objetivo:

Atuar na promoção, criação e desenvolvimento da área turística. Planeja atividades turísticas de cidades e estados, organiza calendários, implanta novas áreas de lazer, atua junto a patrimônios históricos, faz estudos urbanísticos e dirige empresas turísticas. Pode exercer diversas funções, tais como: agente de turismo; consultor de turismo nacional; diretor de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e de alimentação; cotizador de pacotes de turismo; operador de turismo exportativo nacional e internacional; governança de hotelaria; gerente de hotel ou de restaurante.

Ele poderá atuar nas agências de turismo e em companhias aéreas, hotéis, parques temáticos e secretarias. Para trabalhar como guia de viagens e comissário de bordo, deverá fazer cursos específicos (no caso do guia turístico, existe um curso da Embratur que fornece a carteirinha reconhecida de guia). Nos hotéis, irá organizar eventos, planejar a programação, orientar hóspedes e receber convidados.

A área de marketing lhe possibilitará planejar e organizar as atividades turísticas de cidades e fazer divulgação da região; em turismo de negócios, criará eventos de lazer para executivos; e finalmente, poderá trabalhar em planos de estratégia com profissionais de várias áreas (economistas, arquitetos, cientistas sociais, ambientalistas).

Para se dar bem na área, é fundamental que saiba pelo menos um idioma estrangeiro, tenha boa cultura geral, goste de atuar em grupo e de lidar com o público. O curso de Tecnologia em Turismo inclui matérias como História da Arte, Geografia, História da Cultura, Sociologia, Comunicação e Marketing. Nas aulas práticas, poderá vivenciar o cotidiano da profissão.


Mercado de Trabalho:

O mercado de trabalho para o profissional de turismo é promissor e dinâmico. A indústria do turismo tem se desenvolvido fortemente no Brasil e também no exterior. Mesmo com os tradicionais roteiros de férias no litoral ou no interior, surgem a cada ano novas possibilidades com o ecoturismo, o turismo histórico, o turismo de negócios, o turismo gastronômico e o turismo cultural. A força deste segmento é capaz de alavancar a economia nas diferentes regiões que descobrem seu potencial turístico e realizam estratégias para atrair clientes destes serviços, fazendo com que outros segmentos econômicos acompanhem o desenvolvimento local. Em alta, devido aos novos investimentos nessa área e ao aumento da necessidade de lazer. O turismo ecológico também tem aumentado, pois cada vez mais as pessoas estão interessadas em conhecer, de forma organizada, regiões pouco exploradas do país. 

 

Opções de trabalho

• Atuar em empresas organizadoras de eventos, em parques temáticos, órgãos de turismo, ONGs ligadas ao setor ou em agências de viagens.

• Abrir escritório de eventos e turismo.



           __________________________________________________________________________________________________________________

3 - Gestão em Marketing Estratégico

A FIG oferece o Curso Sequencial de Marketing Estratégico proporcionando um espaço de construção de conhecimento e desenvolvimento de habilidades e competências para atuar na promoção de marcas, divulgação de produtos e na criação de estratégias de comunicação.

 

Objetivo:

Formar profissionais com ampla possibilidade de adquirir experiência em segmentação de mercados, noções de comportamento do consumidor, diferenciação de produtos, com sólida base conceitual e sintonizada com as evoluções sócio-técnicas do seu entorno ético.

 

Mercado de Trabalho:

O aluno formado em Gestão em Marketing tem capacidade para atuar em pequenas, médias e grandes empresas, veículos de comunicação (rádio, revistas, televisão, dentre os veículos tradicionais e alternativos), agências de publicidade e instituições públicas e privadas, acompanhando o trabalho do departamento de criação e produtos, analisando e comparando as potencialidades do mercado a que se destina o produto ou serviço.

                        ________________________________________________________________________________________________________

4 - Gestão em Segurança Pública

A FIG oferece o Curso Sequencial de Segurança Pública proporcionando estabelecer de maneira clara um espaço técnico – cientifico para discussão dos grandes temas da Segurança Pública e da defesa social, primordialmente no que tange as responsabilidades da gestão em promover o controle do fenômeno do crime e da violência, valendo-se para isso, dentre outros recursos, da utilização das melhores práticas globais da gestão da segurança.

 

Objetivo:

Favorecer a apropriação de conhecimentos específicos referentes à segurança pública e os direitos humanos na perspectiva da construção e garantia da cidadania, possibilitando reflexões sobre a importância da condução ética e responsável na gestão da segurança pública. Mediar conhecimentos relativos à utilização de instrumentos necessários para as atividades de planejamento, desenvolvimento e avaliação institucional, possibilitar reflexões e análise referentes às novas tecnologias de informação e comunicação no trabalho de gestão de segurança pública e capacitar os alunos quanto à elaboração de projetos de gestão e quanto ao gerenciamento de recursos, processos e equipes de trabalho, numa abordagem republicana e de construção da cidadania.

 

                    _________________________________________________________________________________________________________

5 - Gestão de Pessoas

Objetivo:

O curso superior sequencial de complementação de estudos em GESTÃO DE PESSOAS da FIG retrata a necessidade do mercado em possuir pessoas capacitadas a lidar com pessoas, em formar equipes, em recrutar e selecionar talentos para conviver em um ambiente dinâmico e focado nas exigências legais e profissionais. Fazer o curso superior sequencial em GESTÃO DE PESSOAS é se destacar no mercado corporativo por entender melhor as pessoas e saber liderá-las.

                     ____________________________________________________________________________________________________________

6 - Gestão Ambiental

Objetivo
Estudar o funcionamento do meio ambiente e das diferentes formas de organismos vivos e sua relação com o ser humano. O profissional de Gestão Ambiental que cursa na FIG, planeja, desenvolve e executa projetos que visam à preservação do meio ambiente, como programas de reciclagem e de educação ambiental. Ele analisa a poluição industrial do solo, da água e do ar e a exploração de recursos naturais e, com base nos dados coletados, elabora estratégias para minimizar o impacto causado pelas atividades humanas. Trabalha no setor público ou privado e nas áreas urbanas, rurais ou industriais. É habilitado para atuar no planejamento ambiental, na exploração de recursos naturais de maneira sustentável e na recuperação e manejo de áreas degradadas.

Mercado de Trabalho

O gestor ambiental encontra oportunidades em empresas que não adquiriram a certificação de qualidade ambiental, fundamental para as companhias que atuam no mercado nacional e internacional (para exportar produtos e serviços). Nessas empresas, o profissional precisa definir a política ambiental, bem como cuidar dos efluentes, reaproveitamento de água e racionamento de energia. Outra opção é desenvolver, na iniciativa privada, projetos de sustentabilidade nas comunidades locais. ONGs e órgãos públicos, como prefeituras e companhias estatais de saneamento básico, também o procuram para gerenciar unidades de conservação e parques, bem como desenvolver projetos de educação ambiental. Órgãos como o Ibama e secretarias estaduais do Meio Ambiente costumam oferecer vagas por meio de concursos.


                    ________________________________________________________________________________________________________

7 - Gestão em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Objetivo
O profissional deste curso é preparado para organizar e implantar rede de computadores de uma empresa, correção de erros de programação, criação de alternativas rápidas a fim de não se perder uma informação, de fazer o seu encaminhamento da forma mais segura possível. Em bancos e grandes organizações, ele avalia problemas e descobre erros. Mantém os softwares adequados, além disso, ele está apto a dirigir o departamento de informática, organizar, implantar e dirigir uma empresa, aumentar a produtividade a um custo menor.

Mercado de Trabalho
Empresas de qualquer ramo, qualquer porte, pois a informatização já é uma realidade. Esse profissional também pode se dedicar ao ensino fundamental e médio, além das escolas especializadas em informática. 
       

          ______________________________________________________________________________________________________________

8 - Gestão em Logística

Objetivo
O objetivo do curso é qualificar o profissional para atuar na área de logística de uma empresa. Com modernidade das operações e a necessidade de diminuição de custos empresariais, o planejamento e a coordenação da movimentação física dos produtos tornam-se extremamente relevante. O curso também orienta sobre operações multimodais de transporte, proporcionando fluxo otimizado dos produtos.

Mercado de Trabalho

Logística é uma das áreas de Administração que mais oferece empregos no mundo e mais necessita de mão de obra qualificada, tais como:

·         Gerente de Logística

·         Gerente de Cadeia de Suprimento

·         Gerente de Operações

·         Supervisor de Operações

·         Supervisor de Cadeia de Suprimento

·         Analista de Resultados das Operações Logísticas

·         Analistas de Rotas e Meios de Transporte

·         Analista de Processos Logísticos


              ________________________________________________________________________________________________________________
9 - Gestão em Segurança do Trabalho

Objetivo
Formar profissionais em Segurança do Trabalho, através de Conhecimento dos fundamentos de prevenção à saúde; avaliando os riscos profissionais a que estão expostos os trabalhadores e as formas de prevenção de acidentes de trabalho; reconhecendo fatores de riscos ambientais; aplicando princípios ergonômicos ( conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa); analisando e estabelecendo critérios para escolha de equipamentos de proteção individual e coletiva; conhecendo a organização da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes); identificando medidas de segurança no armazenamento, transporte e manuseio de produtos; conhecendo e interpretando a legislação e normas técnicas de segurança do trabalho; desenvolvendo procedimentos técnicos voltados para a elevação do nível de qualidade de vida do trabalhador.

Mercado de Trabalho

Indústrias: Eletroeletrônica, metalmecânica, têxtil, siderúrgica, petroquímica, extrativa, de construção civil, de transformação, dentre outras.

Empresas de produção e/ou distribuição de eletricidade, gás e água, de transportes, comércio e serviços.

         _____________________________________________________________________________________________________________
10 - Gestão Hospitalar

Objetivo
Dirigir e coordenar as atividades de um hospital. atua no planejamento, organização e gerência das instituições hospitalares. Supervisiona o dia-a-dia do hospital no desempenho das questões burocráticas e administrativas, e controla o quadro de servidores.

Mercado de Trabalho
Hospitais, policlínicas, clínicas isoladas, laboratórios, empresas de exames clínicos complementares, farmácias, empresas de seguro hospitalar.

               _______________________________________________________________________________________________________________

11 - Gestão em Teologia

Objetivo
Preparar pessoas com visão teológica, competentes e éticas, capazes de inserir-se de maneira criativa e co-responsável na vida eclesial e sócio-cultural missioneira e universal , a luz da fé cristã e do diálogo inter-religioso.

Mercado de Trabalho
A atuação do Gestor em Teologia vai além do ambiente eclesiástico (igreja). Trabalhar em ONGs de atendimentos religiosos e sociais bem como o desenvolvimento de pesquisas na área da Teologia e das Ciências da Religião e áreas afins.

              ______________________________________________________________________________________________________________

12 - Gestão em Podologia

Objetivo


Habilitar o aluno para identificar afecções e disfunções que acometem os pés, selecionar e executar procedimentos podológicos para diferentes patologias, incluindo avaliação de alterações e deformidades podais, aplicar técnicas básicas de reflexologia podal e gerenciar seu próprio negócio. 

Diferenciais
O curso é ministrado por professores com experiência profissional na área e propicia ao aluno a vivência de situações reais de trabalho, que privilegiam a formação de um profissional de acordo com as exigências do mercado, como:
- atividades práticas em laboratório de podologia com atendimento podológico ao público, sob o acompanhamento e supervisão do docente.
- módulo de empreendedorismo que propõe o desenvolvimento de competências e atitudes empreendedoras, favorecendo o gerenciamento do empreendimento e atuação estratégica na prestação de serviços.

 

Mercado de Trabalho


O Gestor em Podologia é o profissional de saúde que presta serviços pedológicos às pessoas de diferentes faixas etárias, visando à saúde e bem-estar dos pés. 
O profissional formado por este curso poderá atuar em gabinete próprio ou de terceiros e em domicílio, institutos de estética e beleza, hotéis, spas, hospitais, ambulatórios, clínicas médicas e demais serviços de saúde, clubes desportivos ou sociais, academias, casas de repouso e centros de convivência para idosos, home care e em equipe multidisciplinar. 

Dessa forma, este curso habilita profissionais capazes de:


- Reconhecer-se como profissional da Saúde.
- Identificar os riscos de contaminação, selecionando e adotando procedimentos segundo a legislação para a segurança, higiene e profilaxia, respeitando o meio ambiente, a fim de proteger a saúde do profissional e do cliente.
- Aplicar técnicas integrativas, como massagem relaxante, reflexologia podal e aromaterapia, bem como valores e atitudes voltados à qualidade no atendimento.
- Avaliar os pés em relação às podopatias e alterações podológicas existentes, selecionando técnicas para a realização dos procedimentos podológicos de menor e maior complexidade, orientações específicas aos clientes quanto às ações preventivas destas patologias e acompanhamento pedológico do profissional.
- Selecionar e aplicar técnicas complementares de elementos de correção de lâmina ungueal (ECLU), utilizando equipamentos e materiais específicos como recursos opcionais nos atendimentos podológicos, visando à recuperação e a promoção da saúde dos pés.
- Prestar cuidados específicos aos pés em risco, reconhecendo indicadores de distúrbios articulares, vasculares, neurológicos, renais, metabólicos e cutâneos, considerando os limites de atuação do podólogo no atendimento.
- Promover ações de orientação, prevenção, promoção e manutenção da saúde dos pés à comunidade.
- Atuar com visão empreendedora considerando as estratégias de negócios e serviços que contribuem para a sustentabilidade do empreendimento.

Panorama de mercado
Estudos apontam que uma parcela significativa da população apresenta problemas podológicos sem reconhecê-los. A ausência de informação e orientação sobre os cuidados exigidos para os pés, associados aos hábitos da vida moderna, podem desencadear e agravar patologias podológicas, sendo que muitos desses problemas seriam evitados ou resolvidos apenas com a intervenção do Gestor em Podologia.

O cuidado com os pés, atribuição principal desse profissional, tem sido cada vez mais valorizado pelos demais profissionais de saúde, sobretudo pelos médicos. Porém, ainda há uma carência de profissionais qualificados e bem preparados.

Este cenário, demonstra que há um mercado de trabalho emergente, que necessita e que é capaz de absorver profissionais capacitados tecnicamente na execução de procedimentos podológicos.

                         _________________________________________________________________________________________________________

13 - Gestão em Estética

Objetivo
Habilitar o aluno para avaliar as condições da pele, selecionar e executar procedimentos estéticos faciais e corporais, utilizando técnicas, tecnologias e produtos cosméticos, e empreender seu próprio negócio.

Diferenciais
O curso é ministrado por professores com experiência profissional na área e propicia ao aluno a vivência de situações reais de trabalho, que privilegiam a formação de um profissional de acordo com as exigências do mercado, como:
- atividades práticas em laboratório de estética com atendimento ao público, sob o acompanhamento e supervisão do docente.
- módulo de empreendedorismo que contribui para o desenvolvimento de competências e atitudes empreendedoras, favorecendo o gerenciamento do empreendimento e atuação estratégica na prestação de serviços.

 

Mercado de Trabalho
Atuação no mercado de trabalho
O Gestor em estética é o profissional de saúde que realiza procedimentos estéticos faciais e corporais visando à prevenção, manutenção e recuperação da pele. O profissional formado por este curso poderá atuar em espaço próprio ou de terceiros e em domicílio, institutos de estética e beleza, clínicas médicas, hotéis, spas, academias e demais serviços de saúde e bem-estar.

Dessa forma, este curso habilita profissionais capazes de:
- Reconhecer-se como profissional da saúde, com atuação profissional também em equipes multidisciplinares.
- Selecionar e adotar procedimentos de higiene e profilaxia dos instrumentais, equipamentos e ambientes de trabalho, respeitando o meio ambiente, conforme a legislação e as normas que regem a prestação dos serviços de saúde, visando à proteção da saúde do profissional e do cliente, com preservação ao meio ambiente. 
- Elaborar protocolos de atendimentos estéticos faciais e corporais, tendo em vista a análise dos aspectos anatômicos, fisiológicos, fisiopatológicos, hábitos nutricionais e de vida do cliente, considerando os limites de atuação do esteticista no atendimento.
- Selecionar e aplicar tecnologia, técnicas e produtos cosméticos apropriados aos procedimentos estéticos essências e diferenciados, com base na avaliação da pele e de acordo com as necessidades do cliente, além de orientações para os cuidados com a pele, hábitos saudáveis e uso adequado dos cosméticos, visando à qualidade e à ética no atendimento.
- Promover ações de orientação, prevenção, promoção, manutenção da saúde da pele.
- Atuar com visão empreendedora, considerando as estratégias de negócios e serviços que contribuem para a sustentabilidade do empreendimento.

Panorama de mercado
O Gestor em estética tem um papel fundamental na prevenção, manutenção e recuperação da pele, podendo atuar em parceria com o dermatologista para a promoção do tecido cutâneo. Outro segmento importante de atuação é o das indústrias cosméticas. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), a indústria brasileira apresentou um crescimento médio de 10,5% nos últimos 14 anos. Fatores como a ascensão da mulher no mercado de trabalho e lançamentos de novos produtos têm contribuído para o excelente desempenho do setor. A partir desses fatores, observa-se que há um mercado de trabalho em ascensão, e uma crescente demanda por profissionais qualificados e bem preparados neste segmento da estética.

A profissão é reconhecida pela Lei nº 12.592 de 18 de janeiro de 2012.

                             _________________________________________________________________________________________________

14 - Gestão em Mineração
 
A mineração é um dos setores mais importantes da economia brasileira, chegando a movimentar bilhões de dólares na extração de mais de 70 substâncias, sendo 1/3 desse percentual elementos metálicos. Esse trabalho, contudo, causa um grande impacto no Ambiente.

Descubra como é feita a mineração e quais as suas consequências. Saiba mais sobre as características gerais dessa atividade no Brasil e os problemas ambientais que ela provoca. Compreenda como é feito o seu controle em território nacional e quais as suas diferenças em relação aos outros países.

 

Objetivo:

Mostrar como é feita a extração de minérios e os principais problemas ambientais decorrentes disso. Apresentar uma abordagem da economia ambiental no contexto da mineração. Expor os principais impactos e dar a conhecer as entidades brasileiras vinculadas à tecnologia ambiental nesse ramo. Refletir sobre como essa atividade pode ser realizada de forma sustentável.

 

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o Gestor em Mineração está em ampla expansão graças ao crescimento do setor mineral. O profissional poderá trabalhar em mineradoras, construtoras, petrolíferas, siderúrgicas, metalúrgicas, centros de pesquisa e/ou tecnologia, órgãos governamentais, instituições de ensino, escritórios, laboratórios e usinas de beneficiamento bem como frequentemente executando trabalhos de campo. Isso faz com que as condições variam de área pra área. 
Este profissional pode atuar em empresas de extração de minérios, petróleo, pedras preciosas, rochas ornamentais, órgãos governamentais e ambientais, empresas de equipamentos de mineração, fábricas de explosivos, centros de pesquisa em mineração, ou ainda prestando consultoria.

 

Datas Importantes

·         Inscrições: Até 20/07/2014

·         Previsão de Início: 01/08/2014